INFORMA

Informe:        NOVO!!! Barra-Ondina Chat. Clique ao abrir em Salas de Bate Papo e entre na Sala do Espaço Barra - Ondina.       Jornal inglês elege Porto da Barra 3ª melhor praia do mundo. Leia mais clicando abaixo em "Espaço Informa"      >>>      Mais segurança no bairro   leia essas e muito mais em "Informações Institucionais"      >>>      Nosso "Fórum de Debates" já está no ar. Participe.      >>>      Fale conosco através do "Contato" .


Jornal inglês elege Porto da Barra 3ª melhor praia do mundo

Maíza Andrade

  O site de turismo do jornal inglês The Guardian divulgou o ranking das 10 melhores praias do mundo, segundo o jornalista Gavin McOwan, responsável pela seção de turismo. Em terceiro lugar aparece a Praia do Porto da Barra, depois das praias de Tayrona, na Colômbia, e a espanhola Las Islas Cies, na Galícia, classificada em primeiro lugar.

  McOwan conta que assim como a cidade de Sydney, na Austrália, tem a Praia de Bondi, Los Angeles tem Venice e o Rio de Janeiro, Copacabana e Ipanema, praias que conseguem ser mundialmente famosas ao mesmo tempo em que refletem o microcosmo das cidades onde estão, Salvador tem a Praia do Porto da Barra.

  Ele morou em Salvador e lá era onde ele ia de manhã cedo para nadar na água “incrivelmente limpa”, e, à tardinha, para tomar “cerveja gelada”.

  Ele ressalta a “impressionante” localização da praia, na entrada da Baía de Todos os Santos, que faz com que as suas águas calmas sejam ideais para nadar e também permita a visão do “fabuloso” pôr-do-sol. Completam o cenário, segundo ele, os pequenos barcos de pesca ancorados e as belas garotas em busca do mar.


 
Outros Comentários

  LINDA – Sem saber da classificação do jornal inglês, a jovem alemã Lea Neuhaus, 23 anos, foi logo dizendo que para ela o Porto é a melhor praia do mundo. Ela justifica sua opinião dizendo já ter conhecido muitas praias em lugares como a Ásia, Europa e Estados Unidos.

  “É a praia mais linda que conheço”, disse, enquanto saboreava um espetinho de camarão. Lea disse lamentar apenas por não poder mais jogar frescobol, pois no horário que pode ir à praia não é mais permitido.

  Clarice Pimentel Aragão, 24 anos, lembra que freqüenta o Porto desde os 6 anos de idade, quando morava na Graça. Hoje, mesmo morando no bairro do Itaigara, faz questão de ir lá, tomar banho de mar. A norte-americana Trina Sams, 23 anos, está há uma semana na cidade e disse estar gostando muito da praia. Disse concordar com a classificação. “Tem muita cultura, é muito limpa e bonita”, disse ela.

  Há 15 anos freqüentando o Porto em suas vindas à Bahia, o brasiliense e contador José Carlos de Souza, 38 anos, já tem o seu esquema.

  Só vai no período de segunda-feira a quinta-feira, porque nos outros dias fica lotada. A excelência do banho de mar foi destacada por ele e também a qualidade das pessoas que freqüentam o lugar. “São pessoas do bem”, disse ele.


  DISCORDANTE – Já uma portuguesa, moradora de Lisboa, que não quis se identificar, disse que já conheceu praias melhores e que o Porto não merece esta classificação por causa da “freqüência”. “Já vi coisas que não gostei”, disse ela, que reclamou também dos equipamentos à disposição dos banhistas.

  “O material não é bom.” O baiano de Salvador Leonardo da Hora, 22 anos, disse estar “lisonjeado” com a importância dada à praia onde há três anos pratica natação.

  “É perfeita”, disse, destacando também a presença dos dois fortes, o de São Diogo e o de Santa Maria, e a visão da Ilha de Itaparica, em frente. Outro aspecto destacado é a convivência pacífica entre diferentes pessoas. “Eu mesmo sou gay, mas nunca sofri preconceito”, disse. A falta de chuveiros e sanitários é um ponto fraco, em sua opinião. Outra coisa que precisa melhorar, segundo Leonardo, é a qualificação dos vendedores locais.

  “Já que é uma praia importante para o turismo, as autoridades deveriam se preocupar em preparar melhor esse pessoal, inclusive para falar inglês”, observou. Ele conta que o assédio aos turistas é muito grande, o que considera prejudicial à imagem do lugar.

  O vendedor de coco Marco Pólo Macário dos Santos, 53 anos, disse que a praia é motivo de orgulho para todos, principalmente para os nativos da Barra. “Os problemas que têm aqui, quem causa são pessoas de outros bairros”, disse ele.

  Há 20 anos trabalhando ali, ele reclama da falta de infra-estrutura básica como chuveiros e sanitários. “Mesmo que fosse para pagar, acho que deveria ter essa opção aqui”, disse Marco.


 
3. Porto da Barra, Salvador, Brazil


  Sydney has Bondi, LA has Venice, Rio has Copacabana and Ipanema - town beaches that are both world famous and a microcosm of their city itself. I lived in Salvador, Brazil's oldest city, for several years and Porto da Barra was where I would come for an early morning swim or a cold beer in the late afternoon. The location is stunning, at the entrance of the magnificent Bahia de Todos os Santos, with a small, white colonial fort at one end and a whitewashed church sitting up on a hill at the other. There's always something going on here: small fishing boats unloading their catch, young lads diving into the sea off the old stone harbour walls, older boys eyeing up girls, beach volleyball, football and tennis. As the beach is in a bay the water is calm and also (given that it is right in the heart of Brazil's third-largest city) incredibly clean and clear, so it's perfect for swimming. And in a country with over 7,000km of east-facing coastline, the Porto is one of the few facing west, so you can watch some fabulous sunsets.


Clique abaixo e participe do nosso


     MENU:

| Home    | Fórum de Debates |Espaço Informa |Informações Institucionais |   Crônicas|
|Galeria de fotos |Agenda de Eventos |Fofocas Barra-Ondina |Outdoor |Publicidade |Contato|

|Espaço Barra-Ondina Chat|




                     Esta iniciativa é patrocinada por:                 

     BISTRÔ PORTOSOL     
Rua César Zama, 04 Porto da Barra - Barra
Telefone: (055) 71 3264 - 7339
Salvador - Bahia - Brasil
     BARRA LANCHE & CIA     
Rua Bernardo Catharino, 171 Loja 16 - Barra
Telefone: (055) 71 3264 - 5925
Salvador - Bahia - Brasil
Serviços, Rádios, TV e Jornal   
CASA
Equipe CEDEIC   

A Casa do Peu   
Vídeo Conferência   
Internet e Serviços
Observação:
     Os patrocinadores desse site apenas disponibilizam o espaço não tendo nenhuma ligação direta com as associações ou órgãos públicos.
     Os artigos e opiniões aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores.